Sem acordo com reitoria, estudantes decidem manter ocupação na USP

Posted on 21/10/2013 por

0


Fonte: UNE |

2013 manifestação USP outubro

Comunidade acadêmica luta por mais democracia; ocupação já dura 20 dias. Foto: Página da UNE

Terminou sem acordo a reunião realizada hoje (21/10) entre alunos da Universidade de São Paulo (USP) e representantes da instituição. A comissão se comprometeu a levar os pedidos para a direção da universidade e os estudantes decidiram manter a ocupação do prédio da reitoria, que já dura 20 dias.

Uma nova reunião ficou marcada para quarta-feira, às 16h. O local ainda não foi definido, mas os estudantes solicitam que o encontro seja dentro da Cidade Universitária.

No último dia 15, a Justiça deu um prazo de 60 dias para que seja feita a reintegração de posse do prédio. A decisão foi dada pelo desembargador José Luiz Germano, da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. O despacho confirma a posição do juiz Adriano Marcos Laroca, proferida em primeira instância, que considerou imprescindível o diálogo entre as partes para que não haja uma “desocupação imediata e forçada”.

Os estudantes ocupam a reitoria em protesto por eleições diretas para reitor, votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores),  fim da lista tríplice, que confere ao governador a escolha do reitor entre os três mais votados e ainda o fim do convênio da USP com a Polícia Militar.

“As pautas estudantis encontram apoio na sociedade. A Justiça reconheceu a legitimidade e o caráter político de nosso movimento, indeferindo o pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria. Este é o momento de a USP ter eleições diretas. Há 25 anos, nosso país se redemocratizou. É inadmissível que sua maior e melhor universidade continue com um estatuto que tem resquícios daquele vigente no regime de exceção”, diz nota do DCE Livre da USP.

A nota também acentua que a manutenção de um projeto de universidade elitizada e voltada a interesses particulares impede o debate sobre políticas de permanência, acesso e extensão.

AS MOBILIZAÇÕES CONTINUAM

Essa será uma semana de mobilizações pela democratização da universidade. Para esta  terça-feira está programado um Ato dos Estudantes às 13h, com concentração em Frente à Reitoria da USP. O objetivo é passar pelos prédios e institutos e sair às 16h em direção à Avenida Paulista.

Confira os outros eventos na imagem abaixo:

2013 usp calendário mobilização fim outubro

Anúncios
Posted in: Texto