Sobre o blog


ágora s.f. praça principal das antigas cidades gregas,
… que muitas vezes servia para a realização das assembléias do povo (…) Houaiss



Bem-vind@ a esta ágora virtual.

A criação deste blog foi proposta na reunião setorial da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp/FFLCH) realizada em 16 de novembro de 2011. Uma vez aprovada pelos professores presentes, também se formou ali a comissão responsável por concretizar a proposta e colocar a versão inicial no ar. A diversidade de posições costuma caracterizar o conjunto de indivíduos que compõem as instituições e grupos humanos, por isso seria um engano pensar que este blog represente a totalidade dos professores da FFLCH: certamente não é assim. Mais claro ainda deve ficar para o visitante-leitor que o blog Ágora não representa institucionalmente a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, nem a Universidade de São Paulo.

O objetivo inicial do blog Ágora é funcionar como um espaço para reunir opiniões e informações relacionadas principalmente à segurança nos campi da Universidade de São Paulo e à atual estrutura de gestão universitária, bem como à manifestação de posições relativas a acontecimentos decorrentes do episódio de confronto de estudantes da FFLCH com a Polícia Militar, em 27 de outubro de 2011. Mais adiante, o Ágora talvez passe a funcionar como uma praça de debate também de outros temas. É uma expectativa dos que aprovaram sua criação. O tempo dirá.

As opiniões e informações veiculadas nos posts são de responsabilidade de seus autores.

Ágora vai ao ar com uma compilação inicial de 50 posts: textos, vídeos e áudios majoritariamente produzidos por membros da comunidade universitária, principalmente por docentes da Universidade de São Paulo, e que foram originalmente publicados em outros veículos de comunicação.

Agradecemos desde já os comentários aos posts. Serão muito bem-vindos, seja qual for a posição que manifestem, exceto os de teor racista, sexista ou ofensivo. Estes não serão aprovados pelos editores.

Deixamos registrados nossos agradecimentos especiais ao VIOMUNDO, site de notícias e comentários editado pelos jornalistas Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes: eles nos autorizaram a reproduzir aqui a grande quantidade de textos publicados lá. O VIOMUNDO tem aberto seu espaço para que docentes, funcionários e estudantes da Universidade de São Paulo se expressem sobre as manifestações estudantis que vêm acontecendo desde 27 de outubro de 2011. Tem divulgado várias informações e opiniões relativas ao convênio entre a PM e a USP, às políticas de segurança na USP e à gestão da Universidade, normalmente sem tanto espaço em grande parte da imprensa e da mídia. Foi a principal fonte dos primeiros textos compilados no blog Ágora.

Follow _Ahgora on Twitter


Para sugerir posts ou encaminhar propostas para o Ágora: fflchvd@gmail.com

Comissão de criação e edição do blog:
Ricardo Mendes Antas Jr. (Departamento de Geografia)
Heloísa Cintrão (Departamento de Letras Modernas)
Maria Clara Paixão (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas)
Mónica Arroyo (Departamento de Geografia)


%d blogueiros gostam disto: